Inicio de outono com temperaturas elevadas e chuvas fracas em todo estado

Quente e úmido
Arquivo

 

Neste primeiro final de semana de outono (22 a 24), as condições do tempo na Bahia ainda deverão ser influenciadas por instabilidade atmosférica associada ao calor e a umidade elevada, o que contribui para o aumento da nebulosidade e da ocorrência de chuvas sobre todo o estado. Em Salvador e região metropolitana as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre 23°C (mínimas) e 34°C (máximas).

A instabilidade deverá causar chuvas de intensidade fraca a moderada nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado. Como as temperaturas em algumas localidades dessas regiões continuam elevadas - com máximas variando entre 35°C e 38°C -, há possibilidade de ocorrer eventos de chuvas mais intensas, acompanhadas de trovoadas.

Já nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste ainda são esperadas temperaturas mais amenas, com mínimas podendo chegar até 18°C, principalmente nas áreas serranas. A previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas.

No nordeste, sul e Recôncavo baiano, o céu também estará parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, em decorrência do calor somado aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. As temperaturas nessas regiões deverão oscilar entre mínimas de 22 °C e máximas de 36°C.

Maré - Desta sexta-feira a domingo, a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 1h30 e das 13h30, com valores variando de 1,6 a2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer em torno de 7h30 e das 19h30, com valores variando de 0,3 a0,8 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

Radiação Ultravioleta - Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o final de semana deverão variar de 11 a 14, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria ‘Extrema’.

Com isso, é preciso manter cuidado quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10 às 16h. Recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, que podem minimizar os danos nocivos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.